quarta-feira, 25 de setembro de 2013

FENDA REBOLTED PARTY em GRANDE!!!

No passado sábado, 172 escaladores e escaladoras vindos de diferentes partes do país e do mundo, juntaram-se para festejar o trabalho de reequipamento da Fenda, a escola de escalada do Portinho da Arrábida.

O programa de festas começou bem cedo com uma maratona de escalada que durou quase 12h com 31 equipas inscritas. Apesar do grande calor solar e humano que se fez sentir, nas 11:37 h que durou esta competição vertical foram encadeadas 399 vias! A equipa Velha-guarda foi a que alcançou o maior número de pontos (279) com 83 vias encadeadas pelos seus 4 elementos (Francisco Ataíde, Filipe Costa e Silva, Pedro Martinho “Flau” e Nelson Menezes).

O encerramento oficial do reequipamento da Fenda, teve lugar numa pequena cerimónia junto da via Un-dó-li-tá, a primeira via moderna a ser equipada em Fevereiro de 1995 pelo Flau. Simbolicamente, coube ao Flau martelar com martelo d’ouro o último grosso perno deste reequipamento que decorreu ao longo de 2 anos. Por sua vez, coube à Laura Neves da Submate (importador e distribuidor da Petzl e Beal), que apoiou em grande parte os custos deste reequipamento, apertar com chave d’ouro a última plaquete. Esta vistosa plaquete, de resistência 2500 camiõesTirNewtons, foi realizada pelo Vitor Viana e gravada a Laser com a inscrição "1995 - 2013 Fenda Rebolt" e ficará como marco deste evento.

A festa prosseguiu na praia do Portinho, com a final de Karaoke das 5 equipas apuradas, que viriam a ser 6 devido a um empate técnico. É de destacar uma equipa feminina ter alcançado o top 5 da maratona. No entanto, e apesar do espectáculo eufórico dado pelo José Luis Carvalho da equipa Famel-Zundapp, os vencedores absolutos da ULTRA MEGA MARATONA DE ESCALADA QUE ATÉ FAZ DOER O CADÁVER DA FENDA (UMMEFDCF) foram a equipa Velha-guarda. Esta equipa arrasou a concorrência vertical durante o dia e à noite galvanizou a plateia com um show aonde apresentaram a sua canção de autoria própria "Os Mosquetões". Assim, os 3 primeiros classificados foram:

1º Velha-guarda: F. Ataíde, F. Costa e Silva, P. Martinho-“Flau”, N. Menezes
2º Famel Zundapp: José Luís Carvalho, João Bernardino, Luís “Dalai” Brandão, Tiago “Psico” Martins
3º Animal climber: Alberto Gines, Pablo Sangorino, Andrés Ramos, Tai Paz

Ver aqui todas as classificações:
http://ummefdcf.montanhalusa.com/

O evento terminou com a entrega de prémios e um vislumbre de mais um pouco do filme "The R9ad" da Hands Up Creation, sobre o encadeamento da via “Estado Crítico” pelo André Neres. No entanto, a festa rija seguiu pela noite dentro com o DJ Zuba e o Dj Franklin até às 6:00h da manhã.

O encontro foi um sucesso, a comunidade escaladora apareceu em peso e no fim, feitas as contas e pagas as despesas, angariou-se cerca de 1000 euros para novos equipamentos e reequipamentos.

Muito obrigado a todos.

Nota: Devido a algumas gralhas do croqui, nos graus e texto, sairá uma 2ª edição, assim, quem não foi ao encontro e quiser comprar o croqui da Fenda pode fazê-lo através do SEA por 5€.

Sem comentários: